Alojamento alternativo - Alternative accomodation - Anders logeren

3 Jan 2011

Descoberta nova espécie de insecto no Algarve

http://www.ionline.pt/conteudo/96520-descoberta-nova-especie-insecto-no-algarve


Litocampa mendesi é o nome dado à espécie do insecto descoberto pela bióloga e espeleóloga Sofia Reboleira. O insecto, com cerca de três milímetros e sem olhos nem asas, vive nas grutas do Algarve, revela o Jornal de Notícias.
A descoberta de Sofia Reboleira mostra um novo género de espécies de insectos até à data desconhecidas. Em declarações à Agência Lusa, a bióloga e espeleóloga explica que "esta descoberta acrescenta uma nova ordem à fauna cavernícola portuguesa, uma vez que não se conhecia nenhum dipluro (insecto) exclusivamente cavernícola em Portugal" e que, por não ter olhos nem asas, este insecto está adaptado a viver sem luz e nas profundezas de grutas.
A espécie agora descoberta é "evolutivamente um percursor dos insectos actuais" que já deverá existir há milhões de anos. Esta é já a quinta descoberta de Sofia Reboleira, que anteriormente descobriu três novas espécies de escaravelhos e um pseudo-escorpião.
A nova espécie descoberta foi já descrita em artigos escritos para revistas científicas, trabalho feito em conjunto com o espanhol Alberto Sendra.

No comments:

Post a Comment