Alojamento alternativo - Alternative accomodation - Anders logeren

21 Jan 2013


Paisagem algarvia vestida de branco



Prenunciando a chegada da Primavera, as amendoeiras em flor cobrem o Algarve de branco, num espectáculo deslumbrante e inesquecível.
Um manto frágil, rosado e branco que se espraia pelas terras do barrocal sobre os pomares do interior algarvio, onde muitas aldeias preservam os nomes de origem árabe.
Aí, o especial colorido conferido à paisagem pelas exuberantes amendoeiras, lembra as mesmas flores que em tempos encantaram uma certa princesa nórdica, citada na lenda mourisca das amendoeiras em flor.
Segundo esta história de encantar, no tempo em que o Al-Gharb pertencia aos árabes, reinava em Silves o jovem califa Ibn-Almundim, que se apaixonou e casou com Gilda, filha de um grande senhor dos povos do Norte, derrotado em combate pelo rei mouro.
Amor que era correspondido, pelo que o casamento foi uma grande festa, mas a bela princesa, foi a cada dia entristecendo, sem que o califa lhe arrancasse um único sorriso. Vieram magos e sábios de todo o mundo, mas ninguém conseguia encontrar cura para aquela dor.
Até que um velho nórdico disse ao rei que Gilda tinha saudades da brancura dos campos cobertos de neve, existentes no seu país. Ibn-Almundim mandou então plantar milhares de amendoeiras junto às janelas do palácio, que, quando florissem, cobririam as terras com pétalas brancas, iludindo a saudade da princesa e devolvendo-lhe a alegria.
Assim se fez e, desde essa longínqua Primavera, todos os anos o Algarve vive a magia das amendoeiras em flor.

http://www.visitalgarve.pt/visitalgarve/vPT/VivaOAlgarve/393/Natureza+e+Paisagem/Actividades/Cenarios/Sugestoes/Amendoeiras+em+Flor.htm

No comments:

Post a Comment